SÍNTESE E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL HERBICIDA DE NOVAS N-FENIL- 2-FENOXIACETAMIDAS

Resumo: A toxicologia baseia-se no estudo dos efeitos nocivos decorrentes da ação de compostos químicos em organismo vivos. Esses efeitos nocivos podem variar de acordo com as propriedades químicas, concentração e tempo de exposição (RAND, 2000). Inicialmente, os testes de toxicologia eram realizados para avaliar, principalmente, o efeito dessas substâncias em animais. Contudo, os vegetais têm apresentado maior sensibilidade, se tornando um importante grupo a serem testados para avaliação toxicológica (ARAS et al., 2012), além de ser possível analisar simultaneamente diferentes mecanismos de ação considerando que algumas plantas são ótimas indicadoras de mutagenicidade e genotoxicidade (PEREIRA et al., 2013).
Para avaliar os efeitos causados por substâncias tóxicas, são realizados testes de fitotoxicidade e citogenotoxicidade. Estes testes estão relacionados com a avaliação da germinação e do crescimento inicial de sementes quando expostas aos agentes tóxicos, estes testes envolvem também a verificação de alterações nos cromossomos e no genoma de uma forma geral (WERRIE et al, 2020).
É necessário que esses testes sejam realizados em ambientes controlados, onde é utilizada uma substância-teste em diferentes concentrações frente ao organismo vivo (ARRAES e LONGHIN, 2012). Dentre os organismos utilizados para testes de toxicidade Allium cepa, Lactuca sativa e Sorgum bicolor são recomendados por apresentarem alta sensibilidade, facilidade no cultivo e baixo custo tornando-as eficazes nesse tipo de estudo (SILVEIRA et al., 2017). Esses modelos comumente apresentam germinação rápida e padronizada, rápido desenvolvimento das plântulas e elevado índice mitótico (IM) além de possuir elevado número de células em divisão, alta tolerância a diferentes condições de cultivo e por possuir cromossomos em números reduzidos e de grande tamanho (MATSUMOTO et al.,2004; SILVEIRA et al., 2017).
Diante da gama de atividades biológicas apresentadas pela referida classe e a possibilidade em usar como material de partida um composto natural que já apresenta ação tóxica relatada, o trabalho em questão tem por objetivo avaliar o efeito fitogenotóxico das novas N-fenil-2-fenoxiacetamidas por meio de bioensaio vegetal.

Data de início: 01/09/2021
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado THAÍS LAZARINO MACIEL DA COSTA
Coordenador TAÍS CRISTINA BASTOS SOARES
Vice-Coordenador MILENE MIRANDA PRAÇA FONTES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000