Genética Avançada

Código: PGGM1001
Curso: Doutorado Acadêmico em Genética e Melhoramento
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Genes, Genomas, DNA e Cromossomos; Estrutura e Função do Material genético; Mutação; Epigenética; Alterações Cromossômicas Numéricas e Estruturais; Meiose, Variabilidade e formação de gametas; Leis de Mendel e Padrões de herança; Delimitação e análises de estudos de herança; Mapas genéticos e mapeamento de genes relacionados à caracteres de interesse; Genética de populações, Genética quantitativa; Introdução à Genética molecular aplicada à agricultura;

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Geral:
Compreender as bases teóricas da hereditariedade, da variabilidade, da variação genética e fenotípica e da estrutura e função do material genético, aplicados a espécies vegetais, considerando caracteres qualitativos e quantitativos em populações experimentais e naturais.

Específicos:
1) Compreender leis de Mendel e padrões de herança e saber interpretar experimentos e análises de estudos de herança em populações experimentais
2) Compreender metodologias de mapeamento genético de características qualitativas e quantitativas.
3) Entender os mecanismos que geram variação nas sequencias gênicas e genômicas, bem como as ocorrências, causas e consequências;
4) Entender princípios de genética de populações e os fatores modificam e fatores que modificam o pool gênico das populações e consequências para a seleção, adaptação.
5) Entender princípios de genética quantitativa
6) Entender a proximidade de indivíduos aparentados
7) Entender os princípios da estrutura e função do material genético e herança epigenética.
8) Discutir temas relevantes para o melhoramento vegetal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADES DESCRIÇÃO
1.0 Introdução, histórico, conceitos básicos fundamentais genes, genomas, cromossomos, genótipo, fenótipo, variabilidade, população.
1.1 Meiose, Variabilidade, leis de Mendel e Padrões de Herança e interpretação e análise de experimentos de estudos de herança em populações experimentais
1.2 Mapas genéticos genomas e mapeamento de QTL e genes
1.3 Genética de Populações
1.4 Genética Quantitativa
1.5 Discussões de artigos aplicados aos conceitos aprendidos na genética vegetal.
2.0 Estrutura DNA e replicação, transcrição e tradução, genes, genomas
2.1 Mutação
3.0 Epigenética
4.0 Alterações cromossômicas numéricas e estruturais

METODOLOGIA:

Em observância ao disposto na Resolução 29/2020, que aprovou o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (EARTE) na pós-graduação da UFES o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem, serão utilizadas atividades síncronas e assíncronas, com pelo menos 25% das atividades de forma síncrona.
A definir:
As aulas síncronas são aquelas que requerem a participação dos/as estudantes e do/a docente no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual de aprendizagem.
As atividades assíncronas são aquelas que não requerem, para o ensino-aprendizagem, que o/a estudante e o/a docente estejam conectados ao mesmo tempo.
Ocorrerá pelo menos 02 horas de síncronas e 03 horas assíncronas semanais.
1) Materiais sobre os temas das aulas serão disponibilizados previamente aos alunos em conjunto com um questionamento para reflexão anterior ao tema ser abordado.
2) Os temas serão desenvolvidos com as atividades síncronas e assíncronas com o desenvolvimento e resolução de problemas, montagem e preparo de materiais e exercícios
3) Serão utilizados programas de genética GBOL, GENES e GQMOL online, aulas síncronas, atividades assíncronas, momentos de retirada de dúvidas
4) Todo o material será disponibilizado no Google Classroom
5) As atividades síncronas e assíncronas serão realizadas em plataformas online. Podendo ser por meio da Plataforma GSUITE utilizando o Google Classroom, bem como os outros aplicativos da plataforma. Porém, seguindo as deliberações da direção do SEAD o domínio principal será o Classroom.

Para os momentos assíncronos videoaulas gravadas, textos (artigos científicos, assim como textos de outros veículos de comunicação) disponíveis e debates.
Para os momentos síncronos Google Meet ou similares para as aulas expositivas e aula expositiva-dialogada.
As questões relacionadas à propriedade intelectual e ao direito de imagem são regulamentadas por resolução específica da UFES, amparada na legislação vigente.

RECURSOS PEDAGÓGICOS/TECNOLÓGICOS:
As atividades síncronas e assíncronas serão realizadas em plataformas online.
Podendo ser por meio da Plataforma GSUITE utilizando o Google Classroom, bem como os outros aplicativos da plataforma. Porém, seguindo as deliberações da direção do SEAD o domínio principal será o Classroom.
Utilização de notebooks para análises dos dados
Aulas síncronas, com apresentações e Datashow e discussão de artigos.
Apresentações de temas de análise em grupo;
Poderão ser exploradas as seguintes metodologias:
1) Sala de aula invertida: para otimizar o período síncrono entre professor e
estudante com atividades interativas. Inverte a rotina da sala de aula, estimulando o/a discente a procurar o conhecimento em todas as etapas da aula.
2) Aprendizagem baseada em projetos ou problemas: na qual os alunos serão envolvidos em desafios para desenvolver um projeto ou um produto.
3) Aprendizagem por narrativas: explora-se o uso da narrativa como forma de compreensão de processos em preparo de vídeos curtos explicativos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para orientação da disciplina será realizada a avaliação diagnóstica.
Avaliações

1) participação, assiduidade, pontualidade, qualidade das atividades desenvolvidas, evolução da aprendizagem - 10 pontos
2) resolução de questões problemas, apresentação de projetos, preparo de materiais e discussões em atividades individuais e coletivas - 50 pontos
3) 02 provas online individuais - 40 pontos

CRITÉRIO: será efetuada a média aritmética entre as notas das três provas com peso igual. E o aluno que obtiver média final igual ou superior a 6,00 (em escala de 1 a 10) será considerado aprovado. E os com notas inferiores a 6,00 (escala de 1 a 10) será considerado reprovado.

## Quanto ao conceito será determinado:
Conceito A média final igual ou acima de 9,00 (Aprovado)
Conceito B média final menor que 9,00 a 7,50 (Aprovado)
Conceito C média final menor que 7,50 a 6,00 (Aprovado)
Conceito R média final menor que 6,00 (Reprovado)
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS

BÁSICAS:
1) GRIFFITHS, A.J.F. et al. An introduction to genetic analysis. 11. ed. New York: W.H. Freeman and Company, 2015.
2) PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. (Tradução). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
3) COX et al., Biologia Molecular: Princípios e Técnicas. Artmed, 2012, 914.
4) RAMALHO, M.A.P et al. Genética na Agropecuária. 5.ed. rev. Lavras: Ed. UFLA, 2012. 566p.
5) MIRANDA, FD et al. Tópicos Especiais em Genética e Melhoramento II. Alegre. Ed. CAUFES.2018 310p.
6) SHUSTER, I.; CRUZ, C.D. Estatística genômica aplicada a populações derivadas de cruzamentos controlados. Editora UFV: Universidade Federal de Viçosa, 568p., 2004.
7) GQMOL. Viçosa: 15.12.2005. (http://www. ufv.br/dbg/gqmol/gqmol.htm).
8) GBOL. Viçosa. http://arquivo.ufv.br/dbg/gbolhtm/gbol0.htm

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

COMPLEMENTARES DISPONÍVEIS

1) Mouilleron H; Delcourt, V; Roucou, X. Death of a dogma: eukaryotic mRNAs can code for more than one protein. 14.23 Nucleic Acids Research, 2016, Vol. 44, No. 1 Published online 17 November 2015 doi: 10.1093/nar/gkv1218
2) Cristian Tomasetti; Lu Li; Bert Vogelstein. Stem cell divisions, somatic mutations, cancer etiology, and cancer prevention. Science 355, 1330.1334 (2017)
3) Pearson, H. WHAT IS A GENE? Nature 441, 2006
4) McWilliam et al.; Fate of a father.s mitochondria. Nature, 565, 2019.
5) Zamariola et al. Chromosome segregation in plant meiosis. Frontiers in Plant Science Plant Genetics and Genomics. 2014
6) Fox et al. Inheritance of soybean aphid resistance in 21 soybean plant introductions. Theor Appl Genet (2014) 127:43.50 DOI 10.1007/s00122-013-2199-1
7) DANIEL J.R et al. MENDELIAN CONTROVERSIES: A BOTANICAL AND HISTORICAL American Journal of Botany 88(5): 737.752. 2001.
8) Sattler, MC; Carvalho, CR; Clarindo, WR. Polyploidy and its key role in plant breeding. Planta, 2015 DOI: 10.1007/s00425-015-2450-x
9) Outros artigos serão sugeridos durante a disciplina

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