Laboratórios

Laboratório de Microscopia
Objetivos: desenvolver estudos acerca dos diferentes aspectos da biologia celular, citogenética, histologia e embriologia. Estrutura: dois armários em madeira, dois armários em aço, uma estufa de esterilização e secagem, um refrigerador de 203 L, 22 microscópios biológicos binoculares, um microscópio trinocular, um banho-Maria digital, uma chapa aquecedora, balança analítica, 4 bancadas, um televisor 29 polegadas, um aparelho de ar condicionado.

Laboratório de Biotecnologia
Objetivos: realizar estudos na área de biologia molecular. Estrutura: dois armários em madeira, dois armários em aço, uma estufa de esterilização e secagem, um refrigerador de 203 L, dois banhos-Maria, uma chapa aquecedora, dois agitadores
magnéticos, um pHmetro, uma capela de exaustão, uma capela de fluxo laminar, duas balanças analíticas, duas centrífugas de bancada, freezer -80ºC, dois termocicladores,seis cubas para eletroforese, três fontes para eletroforese, um sistema de fotodocumentação, um agitador orbital, três pias, cinco bancadas, um destilador, um sistema de osmose reversa, uma máquina de gelo, uma autoclave, e um aparelho de ar
condicionado.

Laboratório de Bioquímica
Objetivos: realizar estudos bioquímicos em microorganismos, animais e vegetais. Estrutura: dois armários em madeira, dois armários em aço, uma estufa de esterilização e secagem, um refrigerador de 203 L, dois banhos-Maria, uma chapa
aquecedora, dois agitadores magnéticos, um pHmetro, uma capela de exaustão, uma capela de fluxo laminar, duas balanças analíticas, duas centrífugas de bancada, freezer -30ºC, dois termocicladores, quatro cubas para eletroforese (duas verticais e duas horizontais), duas fontes para
eletroforese, um agitador orbital, quatro pias, três bancadas, um destilador, e um aparelho de ar condicionado.

Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais
Objetivos: Desenvolver trabalhos envolvendo diferentes ferramentas da cultura de
tecidos, tais como: micropropagação, embriogênese somática, poliploidização in vitro, indução de haplóides e duplo-haplóides, dentre outros.
Estrutura: (1) sala de cultivo – reservada para manutenção das culturas em condições assépticas e com controle de temperatura, luminosidade e umidade; equipada com quatro estantes em aço, um agitador orbital e uma estufa BOD; (2) sala de inoculação – área reservada para fluxo laminar e para manuseio dos explantes vegetativos para inoculação in vitro; equipada com duas câmaras de fluxo laminar e duas estantes em aço; (3) área de lavagem e esterilização de materiais e vidrarias – área reservada para duas autoclaves, uma estufa de secagem, três pias e três armários de parede em madeira; (4) preparo de meios – área com reagentes e demais equipamentos do laboratório (freezer, balança, pHmetro,
banho Maria, microondas e vidrarias).

Laboratório de Botânica
Objetivos: realizar estudos de anatomia e sistemática vegetal. Estrutura: dois armários em madeira, dois
armários em aço, uma estufa de secagem, 20 microscópios estereoscópicos binoculares, quatro bancadas, três pias, e um aparelho de ar condicionado.

Laboratório de Citogenética Vegetal
Objetivos: estudar os aspectos relacionados a organização do cariótipo de espécies animais e vegetais. Equipado com geladeiras, freezers, microscópios trinoculares acoplados à sistema de análise de imagens, chapa aquecedora, microscópios estereoscópicos, banho-Maria digital, estufa, pHmetro digital, micropipetas.

Laboratório de Melhoramento Genético e Marcadores Moleculares
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento de trabalhos de pré–melhoramento, melhoramento e pós–melhoramento, utilizando ferramentas moleculares e de análises biométricas no estudo de coleções, famílias segregantes, populações experimentais e naturais, visando o desenvolvimento de genótipos vegetais superiores. Equipado com geladeiras, freezers, estufa, capela de exaustão, termociclador, micropipetas, fonte de eletroforese, microcentrífuga, microondas, cubas de eletroforese.

Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular
Esse laboratório tem como foco desenvolver estudos acerca dos aspectos bioquímicos e moleculares em vegetais. Equipado com geladeiras, freezers, estufa, capela de exaustão, termociclador, micropipetas, fonte de eletroforese, microcentrífuga, microondas, cubas de eletroforese.

Laboratório de Bioestatística
Nesse laboratório serão desenvolvidas análises estatísticas que irão corroborar com vários estudos desenvolvidos pelos docentes e discentes do PPGGM. Equipado com computadores e programas estatísticos.

Laboratórios de Informática
Estruturado com 40 Computadores Pentium IV, interligados em rede e conectados à Internet.

Casas de Vegetação
Sete casas de vegetação que auxiliam as atividades de pesquisa, oferecendo um ambiente propício para o cultivo de
espécies vegetais em condições semi-controladas. As casas possuem teto em duas águas de cobertura com filme plástico e lateral fixa, com tela de sombreamento 17%, na cor branca. Além disso, elas contêm bancadas completas reguláveis na sua largura e adaptáveis para permitir que sejam montadas as bandejas e tubetes de diversos tamanhos, o que possibilita o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.

Laboratórios localizados no Departamento de Engenharia Florestal
O DEF está localizado no centro do município de Jerônimo Monteiro, em uma área de 63.810 m2. Ele possui 12 prédios, com 5.600 m2 de área construída, à disposição e sob a administração do DEF e do CCA-UFES. Além disso, o DEF possui uma área experimental no município de Jerônimo Monteiro com área total de 5,5 hectares, onde está instalado um arboreto com 160 diferentes espécies florestais (8 repetições de cada), 16 talhões demonstrativos.

O DEF possui, ainda, uma área estruturada para experimentos temporários ligados a Pós-Graduação e um viveiro experimental em construção.

Laboratório de Ecologia Florestal
Tem como objetivo propiciar suporte ao desenvolvimento da pesquisa nas áreas de conhecimento da ecologia de espécies florestais aplicadas aos recursos ambientais e florestais, tendo, hoje, como focos principais a conservação da natureza, a recuperação de áreas degradadas e formação de povoamentos de produção com espécies florestais. Estrutura: a infra-estrutura do Laboratório de Ecologia conta com os seguintes equipamentos: 1 medidor de área foliar de bancada, 1 analisador de gases a infravermelho (IRGA), 1
analisador de dossel para determinação de índice de área foliar no campo, 1 estufa de circulação forçada, 1 estufa de secagem, 3 balanças de precisão de 1kg, 1 freezer, 7 estações meteorológicas automática com sensores para determinar: perfil de temperatura e umidade do ar, perfil temperatura e umidade do solo, velocidade do vento, saldo de radiação, radiação solar global, radiação solar fotossinteticamente ativa (sensores
pontuais e lineares), temperatura foliar.

Herbário
Os objetivos do herbário são: a) armazenar a coleção de plantas do sul do estado do Espírito Santo; b) embasar estudos florísticos e fitossociológicos desenvolvidos pela universidade (estudantes e pesquisadores) e por colaboradores externos; c) documentar a biodiversidade vegetal do sul do estado; d) fiel depositário para coletores credenciados e colaboradores do herbário; e) subsidiar aulas práticas do CCA da UFES e interessados. Estrutura: o herbário conta com os seguintes equipamentos:35 armários de aço específicos para armazenagem de coleções botânicas, 2 microscópios estereoscópicos, 2 computadores, 2 impressoras, 1 scanner, 1 estufa de circulação de ar controlada, 2 estufas de compensados (artesanal), com secagem ao calor de lâmpadas, ‘n’ prensas de madeira e compensado, ‘n’ alumínio corrugado e papel borrão, 1 podão com telescópio de 10 metros, 1 GPSMap 60Csx, 1 sala para coleção climatizada com três aparelhos de ar condicionado e um desumidificador, 24 horas ligadas, para controle de patógenos na coleção, livros didáticos específicos e periódicos científicos para classificação das plantas, 1 freezer, 1 câmera fotográfica, 2 salas para preparação de coleções com bancadas, amplo material de consumo para atender a preparação e montagem das exsicatas.

Viveiro Florestal
O Viveiro Florestal do CCA está localizado na Rodovia Cachoeiro-Alegre, km 06 (Área Experimental I) no município de Alegre. Possui ca. 10.000 m2. Sua missão consiste em promover o desenvolvimento técnico-científico, com alto padrão de qualidade, da área de propagação de espécies florestais nativas e exóticas. Estrutura: galpão com banheiros, almoxarifado, escritório e área para preparo de substratos e tubetes. casa de sombra com irrigação controlada. pátio para crescimento e rustificação de plantas em tubetes com canteiros suspensos e irrigação controlada. Pátio com canteiros a pleno sol para mudas produzidas em sacolas plásticas. Sementeiras.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000